"Perante o Trono havia um mar de vidro, semelhante a cristal. E perante o Trono, e à sua volta estavam quatro criaturas viventes."
Apocalipse 4: 6
"E ouvi uma voz vinda das quatro pontas que estavam no altar de ouro, que se encontra perante Deus dizendo: Solta os quatro anjos que se encontram presos junto ao grande rio Eufrates."
Apocalipse 9: 13, 14
"A cidade tinha a forma de um quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura."
Apocalipse 21: 16
Um fractal é um tipo de estrutura que mantém certas propriedades, independentemente do nível (microscópico ou macroscópico) ao qual o observamos. Por esse motivo, certas características que são importantes na sua forma global, também se verificam nos detalhes mais pequenos.
Embora um fractal contenha em si relações matemáticas de bastante complexidade, de uma forma geral os seus elementos geradores são muito simples. É a forma como esses elementos se combinam entre si que causa o aparecimento de relações muito mais complexas.
Tessares baseia-se nas relações existentes entre quatro intervalos, cada um deles com uma amplitude específica, e entre duas notas específicas. Cada par de notas tem uma função de "tónica-dominante" em cada uma de quatro partes (não separadas) que compõem a peça. De facto estas quatro partes são estruturalmente iguais, embora a sua superfície musical pareça diferente. Embora o processo de construção destas partes seja sempre o mesmo é a mudança dos elementos geradores iniciais que transforma o seu aspecto geral.
Tessares é a segunda peça do ciclo de obras sobre o livro do Apocalipse. Patmos, uma ópera (composta em 1990) é a primeira, Visão (1992), para soprano, orquestra e electrónica live é a terceira, e A Cidade Eterna, música electroacústica (1988), é a sétima. Cada uma destas peças pretende abordar um aspecto particular da mensagem do livro. Tessares (em grego significa "quatro"), é baseada na visão das quatro criaturas ao redor do Trono de Deus, e refere-se, entre outras coisas, à universalidade da revelação de Deus. Requiem, a quarta peça deste ciclo, está presentemente a ser composta e deverá ser estreada em Novembro de 1994 integrada nas comemorações de Lisboa 94.
As restantes peças deste ciclo ainda não estão compostas.